quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Entretenimento


Roque Santeiro um símbolo da cultura brasileira.



A novela “Roque Santeiro”, sucesso de 1985, vai virar filme ano que vem. E as surpresas já começam com a escolha de Daniel Filho, diretor do longa, para o protagonista. O eleito é Lázaro Ramos, que em nada lembra o falso santo da TV, eternizado por José Wilker.
Desda vez Lazaro vai ter a oportunidade de contracenar com Antonio Fagundes, o Sinhozinho Malta, e Fernanda Torres, a Viúva Porcina.
No filme, Lázaro repete a dobradinha de “Duas caras” com Antônio Fagundes (no papel que já foi de Lima Duarte). Mas, se na novela de 2007, padrinho e afilhado brigavam pelo controle da favela Portelinha, agora o embate será pelo amor de Porcina, personagem que marcou a vida de Regina Duarte. Co-autor da trama de 1985, ao lado de Dias Gomes, Aguinaldo roteirizou a história para as telonas a convite de Daniel Filho.

Cinquentinha 1

Betty Lago será a substituta de Marília Pêra em 'Cinquentinha'

Frederico Rozario, TV Globo

Betty Lago será a substituta de Marília Pêra, na minissérie "Cinquentinha". Segundo a Rede Globo, Marília pediu o afastamento por razões pessoais. A emissora esclarece que o autor Aguinaldo Silva teve a preocupação de apresentar um texto em que as três protagonistas tivessem o mesmo número de falas, e que a equipe que está sob o comando de Wolf Maya recebeu a atriz com o carinho e o cuidado sempre dedicados aos grandes profissionais. A produção da minissérie, com estreia prevista para dezembro, segue já adaptada à mudança. Betty assume o papel de Rejane e a produção está roteirizando as 17 cenas que deverão ser refeitas com esta alteração.

Cinquentinha 2

Rede Globo proíbe Aguinaldo Silva de ‘falar demais’

Gioconda


A polêmica saída de Marília Pêra da minissérie "Cinquentinha" pode ter irritado profundamente Aguinaldo Silva. Mas o autor que ficou conhecido por sua extrema franqueza revelou a O Fuxico que, após ter renovado com a Globo até 2014, não poderá comentar esse e outros assuntos ligados aos bastidores de suas tramas.
“Meu novo contrato com a Rede Globo não me permite falar sobre assuntos internos da emissora. E este, sem dúvida, é um assunto interno, que cabe à Rede Globo resolver”, limita-se a dizer o novelista.
Após gravar algumas cenas como a ex-hippie Rejane, terceira mulher de Daniel (José Wilker) – papel que inicialmente seria de Renata Sorrah – Marília anunciou de deixaria o elenco por considerar o papel secundário. Fato que a própria atriz confirmou à jornalista Patrícia Kogut no seu blog dizendo:
“Depois de anos sendo sempre a protagonista, não me sinto bem 'secundando'. Pode ser um defeito meu, mas é como sou. A personagem da Susana é a estrela absoluta da minissérie e, na hora de gravar, percebi que isso não daria certo. Achei melhor sair agora do que depois, com o trabalho mais adiantado.”
De acordo com a Central Globo de Comunicação, Marília alegou que deixaria Cinquentinha por razões pessoais. E ao ser comunicado do ocorrido, o diretor Wolf Maya remanejou a atriz Betty Lago, que estava no elenco, para assumir o papel de Rejane.
Mesmo sabendo que sua equipe precisará refazer nada menos que 17 cenas que já estavam prontas, Aguinaldo Silva mantém a classe e não critica a postura de Marília Pêra.
“De Marília posso dizer apenas que a considero a maior atriz do Brasil e continuo tento o maior respeito pelo trabalho dela”, pondera o autor.

Cinquentinha 3

Aguinaldo Silva comenta afastamento de atriz de sua série

Aguinaldo Silva, autor de Cinquentinha, que estreia em novembro na Globo, comenta a inesperada saída de Marília Pêra do elenco da minissérie. Ele não esconde que ficou muito chateado com a decisão da atriz:

“Meus caros,
recebi a notícia com muita tristeza, é claro.
Marília não disse que a personagem não estava à
altura dela, pelo contrário. Mandou-me uma longa carta, elogiando Cinquentinha e alegando razões pessoais muito fortes que, aliás, ela enumera com detalhes. Mas, por uma questão de ética, eu prefiro não divulgar esta carta, e apenas repetir: fiquei muito triste com tudo isso.
De qualquer modo as gravações prosseguem, já existe alguém assumindo a personagem - mas não sou eu quem deve falar sobre isso, e sim a Rede Globo - e Cinquentinha não deixará de ir ao ar.
Abraços,
Aguinaldo Silva”.

Cinquentinha 4



Na novela Duas Caras, escrita por Aguinaldo Silva, Marília Pera interpretou Giocconda Barreto, uma personagem secundária na trama.
Duas Caras marcou sua estréia no horário nobre na Globo, segundo informação da própria atriz em entrevista a um jornal na época da novela. Até então nunca havia participado de novela das 8.

Portal R7 é muito bom, mas ainda está muito longe dos grandes portais

Dando uma obervada ontem no portal R7, do grupo Record deu pra ver muito claramente que o portal é uma cópia descarada do G1, da Globo.com e do E-Band, do grupo Bandeirantes. Mas a comparação só fica no visual, pois em conteúdo, o novo portal ainda fica muito a desejar. Para chegar aos grandes portais do Brasil, será preciso remar muita coisa.
O interessante é que o portal é muito bom e merece as várias visitas que teve até agora.

"Big Brother Brasil 10" pode ter duração maior

A décima edição do "Big Brother Brasil" reservará muitas surpresas. Segundo o diretor J.B Oliveira, o Boninho, o reality deverá ter duração maior do que os cerca de 80 dias de confinamento. "Tudo depende da programação da Globo", contou à coluna. Por conta da indefinição, ainda não está fechado o número de participantes. Segundo ele, dessa vez, porém, não surgirão novos participantes durante o jogo. Boninho também confirmou que o programa terá duas casas, ligadas pelo jardim. Sobre a concorrência com a "A Fazenda 2", da Record, o diretor afirmou não ter medo. "São programas diferentes". As entrevistas de seleção começam em outubro, em São Paulo.

Combo Glória Perez


Vem aí o "Combo Glória Perez". A Rede Globo oferecerá ao mercado internacional, já em outubro, um pacotão inédito de duas novelas da autora: quem comprar "Caminho das Índias" poderá levar, de quebra - e se pagar, claro - a versão hispânica de "O Clone" (2001), "El Clon", parceria da Globo com a mexicana Telemundo ainda em produção.
Esse pacote prevê a exibição imediata de "Caminho das Índias" e a pré compra de "El Clon", uma vez que a novela deve estrear na Telemundo só no início de 2010. A estratégia visa a aproveitar o sucesso dos textos de Glória Perez lá fora para vender dois produtos em um só. Para tanto, a Globo resolveu atrasar a venda de "Caminho das Índias" - que, pelo calendário habitual deveria ser comercializada para outros países há pelo menos quatro meses.
Com roteiro brasileiro, adaptação da Telemundo e atores hispânicos, a Globo vislumbra para "El Clon" um sucesso comercial quase tão grande quanto o de sua original, "O Clone", que já foi vendida para 90 países.
O "Combo Glória Perez" será lançado na Mip Com, feira do mercado audiovisual que acontece a partir do dia 5 de outubro, em Cannes, na França.

Lembrando o Clone (versão original - Brasil), foi sucesso na Telemundo em 2002/2003, após sua exibição no Brasil.
A Telemundo é uma emissora mexicana que "atende a população latina nos EUA.
Em parceira com a Rede Globo a Telemundo irá produzir "El Clon" ainda este ano com atores mexicanos.
O mesmo aconteceu com a novela Vale Tudo, que na versão hispânica se chamou Vale Todo e teve direção de Wolf Maya.
A trama original teve direção de Denis Carvalho.

Chalana

O novelista Benedito Ruy Barbosa buscará, em uma viagem longa, material de pesquisa para sua próxima novela, "Velho Chico". Navegará pelo rio São Francisco, desde a serra da Canastra, em Minas Gerais. "Fiz essa viagem há 40 anos. Imagino que as populações ribeirinhas estejam menos pobres, mas só indo lá para saber o que mudou", diz ele.

Elenco do horário nobre

Antonio Fagundes, protagonista da próxima das 7 na Rede Globo, "Bom Dia, Frankenstein", que estreia em janeiro de 2010, também está garantido na nova novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, para 2011.
Marcos Palmeira, protagonista de "Cama de Gato", substituta de "Paraíso", é outro que tem possibilidades de emendar na história da dupla Braga-Linhares.
Já foi procurado, mas ainda não respondeu. São dois outros casos daquele papo lá de cima.

Reservado

Recém-saído de "Caminho das Índias" e de um personagem que exigiu bastante empenho, o esquizofrênico Tarso, Bruno Gagliasso não vai ficar muito tempo longe da televisão. Ele recebeu convite para viver um dos principais papéis de "Passione", novela de Silvio de Abreu escolhida para substituir "Viver a Vida". Agora, o ator se prepara para interpretar um italiano e terá Leandra Leal como par romântico na história.

Contagem regressiva


A novela das seis, "Paraíso", de Benedito Ruy Barbosa, está em seus momentos finais na Rede Globo. E é aquilo mesmo: as gravações, apesar do ritmo forte, só deverão ser concluídas no dia 1º, quinta-feira, véspera da apresentação do último capítulo. As esticadas na história atrapalharam um pouco o trabalho do diretor Rogério Gomes. Apesar disso, o clima entre a equipe é o melhor possível. Muitos atores já lamentam a proximidade do encerramento da novela. Paraíso levantou a audiência do horário. Edmara Barbosa, que assina a adaptação, entregou segunda dia 28 o último capítulo.

Novidade

Toda semana os meus leitores vão conhecer curiosidades sobre a teledramaturgia brasileira. E conto com a participação de todos.

Para começar curiosidades sobre a nova novela das 18h da Globo, "Cama de Gato", que estréia dia 05.


Novela de Thelma Guedes e Duca Rachid
Supervisão de texto de João Emanuel Carneiro
Colaboração de Júlio Fischer, Alessandro Marson e Thereza Falcão
Direção de André Felipe Binder e Gustavo Fernandes
Direção geral de Amora Mautner (esposa de Marcos Palmeira)
Direção artística e núcleo de Ricardo Waddington

Depois de adaptar O Profeta - de Ivani Ribeiro, com supervisão de texto de Walcyr Carrasco -, a dupla Thelma Guedes e Duca Rachid volta ao ar numa trama contemporânea, urbana e totalmente inédita, desta vez sob a supervisão de texto de João Emanuel Carneiro.

A trama central é baseada nas histórias de Jó e Buda. Como no livro de Jó, do Antigo Testamento da Bíblia, o protagonista será um homem que perde todas as suas riquezas. E, como Buda, ele irá despertar e conhecer o verdadeiro mundo.
"É a história de um homem, Gustavo (Marcos Palmeira), que sofre uma humilhação muito grande quando criança, por ser muito pobre. Ele promete se tornar uma pessoa rica e nunca mais ser humilhado por ninguém. Ganha dinheiro a qualquer custo, se torna uma pessoa triste", conta Thelma Guedes.

As autoras definem a trama como uma jornada redentora, que é fundamentalmente uma história de amor:
"Na verdade, trata-se de uma jornada e de uma história de amor, porque o amor é o que resgata o Gustavo. O amor da Rose (Camila Pitanga) e dos filhos dela vão resgatar o que há de humano nele", explica Duca.

Segundo Thelma, Alcino (Carmo Dalla Vecchia), o melhor amigo de infância de Gustavo, descobre que tem uma grave doença e, antes de morrer, resolve ajudá-lo a voltar a ser feliz.
"Alcino arma para Gustavo perder tudo o que tem. De repente, Gustavo se vê em um deserto, sem dinheiro, sem ninguém. É até dado como morto. Mas Rose, a protagonista, uma faxineira, irá reapresentar o mundo para Gustavo", revela a autora. "Alcino representa Deus na história de Jó."

Sobre a escalação do elenco, Duca Rachid comentou:
"A gente gosta dos atores, gosta de escrever para eles. Criamos a Rose pensando na Camila Pitanga, e para a vilã Verônica, queríamos mesmo a Paola Oliveira. Ela é um doce e é a oportunidade dela se vingar do Clóvis de O Profeta. Agora ela vai ser 'o Clóvis' da novela", brinca Duca, em referência à novela O Profeta, em que Paola era a mocinha Sônia, que sofreu nas mãos do vilão Clóvis, interpretado pelo ator Dalton Vigh.

Inicialmente, as gravações dos primeiros capítulos seriam no Salar de Uyuni, deserto de sal boliviano e no Lago Titicaca. Mas com o aumento dos casos de gripe suína na América do Sul, a equipe preferiu não arriscar e gravou no Brasil mesmo: nos Lençóis Maranhenses, Chapada das Mesas, no Maranhão, e em Galinhos, em Natal.

Cama de Gato será a primeira novela das 18 horas com closed caption. As autoras, Duca Rachid e Thelma Guedes, usarão o recurso já que Tarcísio (Heslander Vieira), filho de Rose (Camila Pitanga), é deficiente auditivo.

Pelo Avesso foi o primeiro título pensado para a novela - é o nome do tema de abertura, cantado pelos Titãs - mas ele já havia sido registrado.

A TV Globo usou uma estratégia discreta para adquirir por um bom preço os direitos do nome Cama de Gato. O título já havia sido usado em filme do diretor Alexandre Stockler, lançado em 2004. Para evitar processos futuros, a emissora decidiu comprar os direitos da marca para a televisão. O profissional que liderou a negociação falava em nome de uma sigla, sem revelar que Cama de Gato batizaria uma novela. Dessa maneira, arrematou o título por algo em torno de R$ 15 mil. Uma inserção comercial de 30 segundos para veiculação nacional no intervalo da novela das 18 horas chega a custar perto de R$ 160 mil. Segundo a emissora, foi oferecido ao diretor um "valor compatível com o mercado, tanto assim que foi aceito".

Viver a Vida



Diferente das outras Helenas, Thaís Araujo está indo muito bem, linda e bela como sempre, mas não está convencendo. Será que o motivo é a falta de simpatia e carisma da atriz. O que as outras tiveram de sobra.

Manoel Carlos quer polemizar com Viver a Vida.

A atriz-mirim Klara Castanho, de apenas 8 anos, vai interpretar a principal vilã da trama. "Klara é a vilãzinha da novela e vai induzir a mãe, Dora (Giovanna Antonelli), a fazer coisas erradas", afirmou.
Klara, apesar da idade, não é uma novata na TV. Ela já atuou em comerciais e participou recentemente da novela Revelação, do SBT. A presença de um personagem infantil de má índole deixou em alerta o desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal do Rio de Janeiro, e membro do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. "Uma novela retrata fatos do mundo real e pode influenciar o comportamento de outras crianças, além de prejudicar a própria intérprete", diz ele.
Vale lembrar que no ano 2000, Darlan proibiu a atuação de crianças na novela Laços de Família, também de Manoel Carlos.

Vale lembrar também que quando comecei a comentar sobre a novela Viver a Vida, em meados de abril, informei que a trama teria como tema principal a superação e que a personagem de Aline Moraes viveria esse drama na trama.

Alinne Moraes viverá, pela primeira vez, uma personagem com necessidades especiais. 'A personagem da Alinne Moraes, Luciana, vai sofrer um acidente e vai ficar paralítica', conta a assessoria de imprensa da Globo."

Fiquem com Deus e boa semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário